Raça, racismo e educação: Discutindo [IM] possibilidades [antirracistas] para a escola do século XXI [no Brasil]

Resumo:

Após 20 anos de promulgação da Lei n.º 10.639/03 urge nas salas de aulas brasileiras a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada de professores para uma
educação antirracista, em uma perspectiva dialógica.

O livro “Caminhos para uma educação antirracista: teorias e práticas docentes” nos revela as possibilidades, os limites e as disputas para uma educação antirracista
consolidada nas vivências de educadores brasileiros, por meio de currículo(s) decolonial(ais).

O olhar sensível dos autores promove um importante diálogo entre as práticas que emergem do território da escola e a luta pelo não apagamento dos saberes construídos e
produzidos historicamente por homens e mulheres negras.

Por uma educação antirracista!

Glacione Arruda
(Diretora da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada da SME Duque de Caxias)

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