Alerrandro Adrian Da Silva Pereira

Alerrandro Adrian
Da Silva Pereira

O graduando em Pedagogia no Instituto de Educação em Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). “-Estou descobrindo esse “Mundo Acadêmico” agora, cada coisa se mostra mais interessante que a anterior e isso me anima muito.”, afirma o graduando. Membro do GPECult

desde 2023, desenvolve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Narrativas Mitológicas Como Janelas Culturais”, cujo objetivo principal é estudar os "mitos" .

Celma Fernandes Silvestre

Celma Fernandes
Silvestre

Graduanda de Pedagogia no Instituto de Educação de Angra IEAR-UFF. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura – GEPCult (UFF) desde 2022. Suas pesquisas se inserem no campo do Multiculturalismo e Antirracismo, focalizando na educação básica.

 

Lais Volpe
Martins

A pesquisadora participa do GPEcult desde 2024. É arte educadora ambiental LGBTQIA+, geógrafa (UFF), pós-graduada em políticas culturais de base comunitária (FLACSO), mestranda no PPCULT-UFF. Gestora de projetos da Nzango Artist Residency (MZ) e integrante do Movimento de Empoderamento Feminino

Baque Mulher Niterói (RJ). Encontra-se na cidade de Maputo, capital de Moçambique, realizando trabalho de campo da pesquisa "Manas: a luta continua! Trajetórias LGBTQIA em Moçambique pós colonial para fortalecimento das epistemologias anticoloniais Sul-Sul".

Prof. William de Goes Ribeiro

William de Goes
Ribeiro

Pós-doutor em Currículo e Teoria Política. Mestre e Doutor em Educação. Especialista em Relações étnico-raciais e Fotografia. Licenciado em Educação Física. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense. Docente do curso de Pedagogia e do Magistério indígena no Instituto de Educação de Angra dos Reis.

Laressa Ferreira
Martins

Ela é graduada em Publicidade e Propaganda e formanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – IEAR/UFF.

Membro do GEPCult desde o segundo semestre de 2024. Participa no processo criativo de rede social e produção audiovisual

contribuindo significativamente com o grupo.

Tem interesse nos estudos comunicativos educacionais e Educação Infantil. Sua monografia aborda a área da Educomunicação no contexto da Educação Infantil, sendo orientanda do professor @williamgribeiro, coordenador do GPECult.

Livia Ferreira Torres Moreira

Livia Ferreira Torres
Moreira

Estudante de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Participa do GPEcult desde 2023 Realiza pesquisas acerca da Cultura e da Educação e aprimora sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) acerca das *Tendências Curriculares no Japão*,

cujo objetivo principal é estudar questões curriculares em torno da educação japonesa. Graduanda de Pedagogia do Instituto de Educação em Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF), aprofundou-se nas leituras de Kitamura Yuto para a realização de suas pesquisas.

Paula Monteiro
Rodrigues

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense em Angra dos Reis (IEAR/UFF). Desenvolveu a pesquisa de conclusão de curso sobre Roda Cultural e Educação Geográfica.

A mestranda pelo PPCuLT – Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades,

é membro do grupo de estudos GPE Cult, desde março de 2024, pelo qual desenvolve suas leituras na mesma linha do mestrado, orientada pelo Prof William de Goes Ribeiro.

José Henrique de
Almeida Cereja

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Professor de Ciências e Biologia há quase 20 anos, já lecionou em escolas particulares e públicas enquanto professor efetivo pela Prefeitura do Rio de Janeiro por 14 anos, pela Prefeitura de Cabo Frio por 3 anos e,

desde 2013 assumiu como professor na Prefeitura de Maricá, onde se dedica exclusivamente. Mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade pelo PPGEAS-FFP/UERJ, é membro do grupo de pesquisa Ensino, Formação, Currículos e Cultura (FFP/UERJ), professor Membro Colaborador da Caravana da Diversidade (PROFBD – observatório da Educação para Biodiversidade - rede formada por seis Instituições de Ensino Superior) na qual tece reflexões de professores e pesquisadores sensíveis a aspectos culturais associados a territorialidade e memória Biocultural em diferença cultural, desigualdades e identidades docentes na sua formação e produção de Bionas-Bionarrativas Sociais. Na Prefeitura do Rio, iniciou o desenvolvimento de projetos na EJA-Educação de Jovens e Adultos, que configuram o Projeto da Multirio Cartografias de Boas Práticas. Na SEMED-Maricá, desenvolve projetos relacionados a Semana da Sustentabilidade e das Bionarrativas Sociais (Bionas) pela Caravana da Diversidade. Membro do GPECult desde 2024, almeja trocar experiências e narrativas acerca da formação docente continuada, em especial na sua área, contribuindo assim para seu projeto e pesquisas ao Doutorado.

Rosangela Inês Matos Uhmann

Rosangela Inês
Matos Uhmann

Professora do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo-RS. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC). Coordenadora Geral da Revista Insignare Scientia (RIS).

Participa do GPEcult desde o início de 2024 aprimorando sua pesquisa de Pós-Doutorado supervisionada pelo professor Doutor William de Goes Ribeiro, cujo objetivo principal é investigar a importância dos povos tradicionais, em especial da Cultura Indígena para trabalhar a Educação Ambiental no Ensino de Ciências. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e docente na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, RS.

 

Jailson Francisco da Silva Chagas - Mestrando na UFF na área de Cultura e Territorialidade. Pesquisador em Estudos de Fronteiras e Produções de Sentido. Graduou-se em bacharelado em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Pintor e ilustrador com experiência em produção de painéis. Professor de desenho, pintura e narrativas gráficas.

Jailson Francisco da
Silva Chagas

Graduado em Pintura pela EBA (Escola de Belas Artes) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, participa do GPECult desde 2024. A pesquisa de Mestrado produzida no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades/PPCULT da Universidade Federal Fluminense/UFF,

orientada pelo professor William de Goes Ribeiro, analisa no território compreendido como Aldeia Maraka’nà imaginários que são construídos a partir dos desdobramentos inspirados em uma ideia de reflorestamento. Investiga as relações híbridas e processos de subjetivação ligados à comunidade pluriètnica na busca pela retomada. Procura identificar rastros que constituem diferenças étnicas em fluxos, a partir de relatos autobiográficos e do Outro em Relação, que unidos a outros pensamentos criam-se questionamentos sobre os impactos do processo colonizador e seu domínio sobre as percepções da realidade. O trabalho procura a produção de paisagens para o imaginário que proclama por transformações e se constitui na diferença.

Luana Nunes Tavares

Luana Nunes
Tavares

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ), pela Linha Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.

Professora efetiva pela Secretaria de Educação de Nova Iguaçu (SEMED NI), encontra-se atuando como Diretora Adjunta na Escola Municipal de Educação Infantil Terras de Marambaia, localizada em Tinguá (Nova Iguaçu, RJ). Em 2024 participou da formação do Programa de Governo Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e ingressou no Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias até os 10 anos (GRUPIs/UFRRJ).

Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Cultura (GPECult/UFF) desde 2024, quando iniciou o Curso LEEI a convite da Professora Formadora Janiara de Lima Medeiros em razão das suas inquietações na educação escolar das crianças. Seu interesse é dar continuidade à sua pesquisa no Doutorado acerca da "Educação Infantil do Campo" considerando as orientações e aulas do Professor William de Goes Ribeiro, Coordenador deste admirável grupo de pesquisa.

 

Stellamaris Adelaide de Freitas Cordeiro

Stellamaris
Adelaide de Freitas

Professora da Rede Municipal de Duque de Caxias. Pós-graduanda em Neurociência, Comunicação e Desenvolvimento Humano pela universidade de Campinas, pós graduada em Sexologia pela Universidade Cândido Mendes e Terapias Holísticas Naturais pela UNIPAZ. Membro do GPECulT

desde o final de 2023, quando iniciou apresentações de trabalhos em eventos acadêmicos e a produção escrita para publicações na área de Cultura e linguagem na Educação Infantil. Está direcionando seu objeto de estudo aos povos originários, em especial, de Nova Iguaçu / Duque de Caxias, onde reside e atua profissionalmente. Seu interesse é produzir pesquisa e materiais didáticos que contribuam com a educação étnico-racial no Ensino Fundamental a partir das orientações, aulas e textos do prof William Ribeiro, coordenador do grupo de pesquisa.

Beatriz de Oliveira
Santos

Ela é estudante de Pedagogia pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis/Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). Atualmente, está no processo de desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema “Letramento Digital Antirracista”,

sendo orientada pelo Professor William de Goes Ribeiro.

É membro do GPECult desde 2024 no qual também faz parte da Comissão de Comunicação realizando atividades de criação de artes visuais para postagens nas redes sociais e contribui com a divulgação das informações no Instagram @gpecult

Veridianna Andrade

Veridiana Luísa de
Andrade David

É Cientista Social pela UFRJ, desenvolve pesquisas sobre identidades negras, cultura e música periférica. É integrante e Comunicadora do Coletivo FLIR: Feira Literária Internacional da Rocinha.

Desenvolve conteúdo autoral no canal “Herdeira do Submundo”

analisando conteúdos da música periférica.

Membro do GPECulT desde março de 2024, é mestranda em Cultura e Territorialidades pelo PPCULT-UFF, onde pesquisa os sentidos e significações de identidades e território nas produções do atual cenário do Rap Nacional.

veronica aparecida de oliveira santos

Verônica Aparecida
de Oliveira Santos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-graduada em Educação Infantil pela Faculdade Internacional Signorelli. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/ CEDERJ).

Graduanda no curso de Licenciatura em Música pela Universidade de Maringá, PR (UNICESUMAR).

Professora da Educação Infantil pela Secretaria de Educação do Município de Nova Iguaçu (SEMED NI)

Formada pelo Programa de Governo "Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI".

Membro do GPECult desde o 2° semestre de 2024, tem interesse em produzir pesquisa que contribua com a reflexão sobre a música como expoente cultural na Educação Infantil e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. A participação no GPECult tem contribuído a leituras, reflexões, debates, escrita, apresentações e publicações de trabalhos visando o preparo para ingressar no Mestrado.

 

Ruana Ramos

Ruana Ramos

Concluinte do curso de Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR), desde o início de 2023 é membro do GPEcult – Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura, vinculado à UFF. Sua pesquisa refere-se às Infâncias de terreiro,

educação popular, identidade e subjetividade.

A graduanda possui trabalhos publicados na área de Educação, autobiografia e em breve publicará seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “AAYE TI IMO”: Vivência de racismo religioso e influências no cotidiano de infâncias de terreiro.", tema que ela pretende seguir pesquisando no Mestrado.

Paula Brandão Campos

Paula Brandão
Campos

Pedagoga com especialização em Alfabetização, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Gestão Escolar Integrada. Mestre em Educação pela UFF e professora da Educação Infantil e Anos Iniciais nas Redes Municipais de Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Atualmente é Coordenadora de Articulações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Nova Iguaçu, responsável pelos setores de orientação educacional, orientação pedagógica e bolsa família.

Também Formadora Municipal do LEEI - Leitura e Escrita na Educação Infantil (2024), ingressou no GPECult no 2° semestre do ano passado com interesse em seguir com pesquisa em formação continuada de professores da Educação Infantil, focados na influência da cultura da leitura e da escrita das crianças neste município onde atua.

 

Crícia Ramos
Costa

Pedagoga com especialização em Gestão Escolar Integrada, professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I nas redes municipais do RJ e de Nova Iguaçu há mais de 20 anos. Há 10 anos atua na Gestão Escolar e, desde fevereiro/2024 atuando na gestão da 1ª creche que o Município construiu,

atendendo a crianças de 2 e 3 anos, em horário integral.

Possui experiência também como docente da Educação Infantil em instituições privadas em que lecionou no início da carreira profissional.

Membro do GPECult desde 2024, tem interesse em pesquisar a relação entre Educação e Cultura e seus reflexos na formação continuada do educador enquanto gestor, em que por meio da sua atuação é capaz de impulsionar ações escolares em defesa da educação pública com qualidade e equidade.

 

Blenda Vieira Soares

Blenda Vieira
Soares

Professora na Educação Infantil da rede municipal de Angra dos Reis.

É licenciada em Pedagogia pelo

Instituto de Educação em Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF).

Tradutora Intérprete de LIBRAS,

é pós-graduanda em psicopedagogia clínica e institucional.

Teve seu trabalho de conclusão de curso com o título: " A política linguística na educação de surdos: um estudo do contexto da prática. ", orientado pelo professor Willian Ribeiro.

Participa do GPEcult desde o início de 2021.

Seu interesse no âmbito da pesquisa é entender como as políticas educacionais podem contribuir com a escolarização de pessoas surdas, considerando a surdez em uma perspectiva de diferença cultural e linguística.

Cristiane da Conceição dos Santos Assis

Graduada em pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Faculdade de Venda Nova do Imigrante-FAVENI.

Possui experiência pedagógica na Educação do Campo

por meio do projeto “Mãos que Cultivam "hota"”.

Membro do GPECULT desde o último semestre de 2024, tem interesse em focar seu objetivo de estudo interculturalidade acerca do processo criativo que está em constante negociação, envolto as grandes tensões. Especificamente, almeja pesquisar a nova dinâmica social na qual os educadores - através das "interações sociais" - (que consideram como "interação" um possível isolamento dentro da própria rede social) e o reflexo destas interações na educação oferecida localmente, entendida como Educação do Campo. Por meio da participação no GPECult tem ampliado suas leituras, conhecido novos referenciais teóricos, participado de encontros acadêmicos, desenvolvido a escrita acadêmica e publicado trabalhos com intenção em ingressar no Mestrado futuramente.

 

Maria Beatriz Teixeira dos Santos

Maria Beatriz
Teixeira dos Santos

É graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis – Universidade Federal Fluminense (IEAR- UFF).

É membro do GPECult desde 2022. Sua pesquisa tem como tema a “Trajetória educacional de surdos: Uma perspectiva da educação de indígenas surdos no Brasil”

para a qual se dedica com leituras e escrita sobre o assunto.

Thales Rodrigo de Siqueira

Thales Rodrigo
de Siqueira

Vulgo B.boy vermelho. É dançarino de Breaking há 16 anos.

Professor de Educação Física na rede municipal de Educação de Cunha/SP e como professor de Dança na rede municipal de Educação de Guaratinguetá/SP. Possui licenciatura/bacharel em Educação Física,

mestre e doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas/SP. Faz parte dos GPEcult desde 2024, interessado em desenvolver sua pesquisa relacionada às atividades culturais e pedagógicas em que se dedica acerca dos temas: Ensino de Educação Física, culturas juvenis e cultura Hip Hop. "É nós por nós!"

Janaína Cardoso da Mota Ferreira

Janaína Cardoso
da Mota Ferreira

A pedagoga é pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social pela Universidade Federal Fluminense e Orientação e Supervisão Escolar pela UNIABEU. Atua como supervisora escolar da Rede Municipal – SEMED de Belford Roxo e Formadora Municipal do Programa do Governo Federal

Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).

Membro do GEPCult desde o segundo semestre de 2024 quando iniciou pesquisas sobre controle de corpos infantis em uma perspectiva cultural e educacional, tem observado e escrito dentro da Creche Municipal em Belford Roxo em que atua profissionalmente. Tem interesse nas leituras do pensador indo-britânico Homi Bhabha sob a orientação do prof William Ribeiro. Almeja produzir pesquisa que contribua para uma Educação Infantil que respeite a cultura e os corpos pequenos a partir das orientações, reuniões e textos produzidos pelo Professor William Ribeiro, coordenador do GPECult.

Aline Araújo da Silva

Aline Araújo
da Silva

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR). Integrante do grupo GPECULT – Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura (GP) desde 2023. Pesquisa questões da Política Curricular, de disparidades sociais e de gênero.

Possui trabalhos publicados nestas áreas e em Educação, participou como autora de fábulas e supervisionando a realização de ilustrações feitas pelo seu filho Pedro Henrique Araújo do Carmo, no Livro "Fábulas para se ler além da Escola". Está finalizando seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o título: "Desmistificando a Ideia Limitadora de Formação Docente: uma outra Forma de Pensar, com a Autobiografia" e no grupo busca orientações para dar andamento aos estudos e pesquisas no Mestrado.

Elane Diniz Dias

Elane Diniz
Dias

Formada em Artes Visuais pela faculdade Uninter. Pós-graduada em Didática da Arte. Professora da Educação Básica, no momento responsável pela Educação Infantil pela Secretaria de Educação Municipal de Nova Iguaçu. Membro do GPECult desde o último semestre de 2024, 

quando iniciou a participação em eventos acadêmicos, leituras e produção escrita para publicações na área de cultura e linguagem. Tem interesse em focar seu objeto de estudo na cultura e artes, com foco na literatura infantil e ilustrações. Anseia por criar histórias e ilustrá-las com objetivo a favorecer o desenvolvimento cultural e, simultaneamente, apresentar questões socioemocionais a fim de apoiar o aprendizado, autoconhecimento e tratamento das crianças desde a Educação Infantil com seus sentimentos e emoções variadas, a partir das relações que ocorrem no cotidiano familiar e escolar.

Íris Aniceto Barros

Íris Aniceto
Barros

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação /ProPEd. É professora atuando na Educação Infantil pela Prefeitura de Queimados (Nova Iguaçu, RJ). É membro do GPECULT desde 2021 no qual contribui com pesquisa e apresentações em eventos acadêmicos.

Josiene Mazzini da Costa

Josiene Mazzini
da Costa

Doutoranda e Mestre em educação pelo Proped/UERJ. É graduada em Pedagogia – UFF. Atualmente é professora substituta no Colégio de Aplicação da UFRJ. É membro dos Grupos de Pesquisa em Educação e Cultura – GEPCult (UFF), e Questão da Escola (UFRJ). Membro do GPECult desde 2021,

tem sua pesquisa inserida no campo curricular, focando nas políticas curriculares em uma perspectiva discursiva tendo como ênfase o debate sobre gêneros e sexualidades.

Prof. Janiara de Lima Medeiros

Janiara de Lima
Medeiros

Doutoranda em Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE UFF), na Linha Filosofia, Estética e Sociedade (FES). Possui especializações em Neurociência, Comunicação e Desenvolvimento Humano; Psicopedagogia Clínica e Institucional; Gestão em EaD; Marketing Institucional;

Gestão de Recursos Humanos e graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com Bacharel em Análise Semiótica e Licenciatura. Possui livros publicados e obras organizadas no Brasil e exterior, as quais circulam entre os vinte e sete (27) países pelos quais agrega experiência enquanto educadora por ter lecionado para alunos estrangeiros.

Na UFF também é membro dos grupos de pesquisa NuFiPE (2018) e GPETED (2020) mantendo seu referencial teórico em Antonio Gramsci.

Conheceu o GPECult enquanto docente de Língua Portuguesa na graduação em Pedagogia do Instituto de Educação em Angra dos Reis (IEAR-UFF), ingressando no grupo como membro em 2023. É professora voluntária no vestibular social Ilê Èkó do IEAR-UFF. Atua como Formadora Municipal do LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Nova Iguaçu e como pesquisadora do projeto “EduBem – Emoções em Rede” pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro.

Contribui com o GPECult coordenando a comunicação em redes sociais; orientando trabalhos dos membros para apresentações em eventos acadêmicos e publicações; realiza planejamentos, revisão e editoração dos textos. Tem como tema de pesquisa da tese a militarização das escolas públicas brasileiras, embora tenha interesse por assuntos relacionados à Educação, sobretudo a Políticas Públicas e Formação Docente.

Cristiane da Silva Pralon

Cristiane da Silva
Pralon

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Geremário Dantas e em Letras pela UNIRIO. Pós graduada em Metodologia no Ensino de ciências Naturais para docentes pelo ISERJ.

Professora e Coordenadora Pedagógica pela Secretaria de Educação do município de Mesquita, RJ.

Atuou como formadora do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e Formadora Municipal do programa do Governo Federal Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI.

Membro do GPECult desde o 2° semestre de 2024, tem interesse em produzir pesquisa que contribua com a Formação Continuada de professores da Educação Básica em prol da valorização profissional coletiva do desenvolvimento docente para formação significativa, reflexiva e crítica acerca dos aspectos que influenciam a aprendizagem e a qualificação profissional.

Sandra Regina Cardoso de Brito

Sandra Regina
Cardoso de Brito

Pedagoga atuando na rede municipal de ensino de Angra dos Reis desde 2000. Membro do Fórum Regional Sul Fluminense de EJA e do Fórum Permanente de Educação de Angra dos Reis. Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura - GPECULT/UFF e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos - GEPEJA/UFRRJ.

Últimas postagens

Receba Nossas Novidades