A música como instrumento de ensino e aprendizagem: projeto paz e amor

Resumo XVII

Página 70

A música diz muito sobre nossas sensações e emoções. O som é a vibração da nossa alma e um momento em que as escolas se tornaram alvo de tanta violência e de conflitos esse projeto vem trazer a sensibilização através dos acordes musicais auxiliando a sensibilização por meio de letras musicais que nos demonstrem a esperança por dias melhores. A infância é um momento de significativas mudanças físicas e psicológicas e de experiências que serão levadas para toda a vida. Desta forma, a audição musical de músicas previamente selecionadas que tratam de valores e sentimentos adormecidos na atual sociedade, visa despertar emoções e sentimentos pacificadores. À atuação docente no Ensino Fundamental I conhecer e reconhecer nas Políticas Públicas Educacionais brasileiras o que é essencial quanto ao que a criança deve e tem o direito de aprender.

Neste sentido, ao analisar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Brasil, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2018) ressalta a organização curricular a partir dos campos de experiências, previamente iniciados na educação Infantil, cuja organização dá-se por meio objetivos de aprendizagem em que são considerados três subgrupos etários. Estes subgrupos são contemplados pelos bebês (0-18 meses), pelas crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e pelas crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses). Faz-se oportuno este reconhecimento etário para que, quando a criança ingressa no Ensino Fundamental, em que já terá concluído a Educação Infantil, seu campo de experiências já teria iniciado às explorações de objetos, de diferentes espaços, de contexto diário (rotinas) e um mínimo conhecimento de si e do próximo. Desta maneira, quando estudantes estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental (que vão do 1º ao 5º ano, em que as crianças estão entre 6 e 10 anos de idade), o foco central conteudista está na alfabetização, no desenvolvimento das linguagens e, por conseguinte, na exploração das suas habilidades motoras, cognitivas e sociais. Desta forma, o objetivo do projeto realizado na Escola Municipal Parque Capivari – Duque de Caxias, RJ, é utilizar a música principalmente a música PAZ E AMOR dos compositores Kleiton e Kledir e MPB 4, para trabalhar a sensibilização e a socialização entre os alunos. Além da promoção do espírito de coletividade e da importância do desenvolvimento das relações interpessoais, segundo Medeiros (2019) a atividade musical possibilita para despertar o espírito crítico, a oralidade e a criatividade, desenvolvendo assim, um indivíduo que valorize a cultura e seja capaz de transformações.

Materiais e métodos: A música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Partindo desta premissa e pela identificação do processo de aprendizagem pelo qual estão as crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental é que esta pesquisa foi motivada. Assim foi construído e instituído o Projeto “PAZ E AMOR: a música como instrumento de ensino e aprendizagem”, idealizado com vistas à utilização da música enquanto instrumento pedagógico. Estratégia do projeto: Centrou-se no reconhecimento poético a partir do título da música, por meio do qual as crianças responderam o que venham a ser a paz e o amor, de acordo com as suas concepções de mundo. A audição musical realizada a partir da contextualização de como, quando e quem escreveu a letra da música contribuiu ao reconhecimento dos seus versos que foram trabalhados um a cada dia de aula, para os quais os alunos manifestaram a vontade coletiva por um mundo de paz e de amor a partir das suas práticas diárias e ações de um para com os outros. Resultados: A partir das pesquisas documentais das políticas públicas educacionais e análise comportamental das crianças do 3º do Ensino Fundamental participantes no projeto ao longo dos anos 2022/2024 foi possível identificar que os alunos atenderam aos objetivos propostos. Dentre estes objetivos, especificamente relatados, foram atingidos os anseios pedagógicos quanto ao reconhecimento da música como um poema; a verbalização das palavras desconhecidas pelos alunos, contribuindo para o reforço da alfabetização na perspectiva do letramento e ampliação do léxico da língua portuguesa; o reconhecimento contextual e interpretativo da letra da música; a construção de um jogral; a identificação de sentimentos despertados pela letra da música em comparação ao reconhecimento de acontecimentos sociais; a expressão artística por meio de ilustrações, cores e imagens diversificadas. Considerações finais: A principal motivação para a construção e implementação deste projeto foi o intuito de desenvolver a socialização entre os alunos que, em um contexto de múltiplas formas de violência a que estão submetidas as escolas brasileiras, principalmente as públicas, foi oportuno, necessário e prioritário provocar, por meio de ações coordenadas, os sentimentos adormecidos (identificando e combatendo medos e inseguranças, bem como despertando os sonhos e a esperança) que as crianças têm por dias melhores para si, seus familiares e a sociedade em geral. Agradecimentos:
Agradeço à docente Janiara de Lima Medeiros pelo incentivo ao projeto Paz e Amor e o reconhecimento da sua prática como inspiradora para uma das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Poesia na escola, estruturado pela Coordenação do Curso Graduação em Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF, no Instituto de Educação de Angra dos Res – IEAR, em desenvolvimento nas escolas públicas municipais em Angra dos Reis. E ao professor William de Goes Ribeiro, coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura – GPECult, associado a Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo qual tenho a honra de participar aprendendo continuamente. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email