O desenvolvimento da aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista por meio do tratamento com cães

Resumo:

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Por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, após o término da Segunda Grande Guerra, a Carta das Nações Unidas reafirma o compromisso das nações com os direitos humanos e liberdades fundamentais, surgindo à Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi aprovada na ONU. Compreendendo a Educação Especial como a modalidade de ensino que se caracteriza por um conjunto de recursos educacionais especiais organizados de maneira a garantir a educação formal de estudantes que apresentem necessidades educacionais muito diferentes das da maioria das crianças é que este trabalho procurou, oportunamente, identificar e diferenciar conceitos que são candentes na área da educação especial e inclusiva. Por educação especial compreende-se uma educação voltada às pessoas com deficiência, necessitando-se, para tanto, que o processo de ensino-aprendizagem busque dar conta das suas limitações. Já o termo, educação inclusiva, parte da premissa que, se todos os alunos são diferentes, logo, cada uma precisa ser incluído conforme as suas características específicas. Este trabalho objetivou-se apresentar a possibilidade do tratamento com cães para auxiliar no processo do tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo à acessibilidade da criança com TEA à vida cotidiana, seja para o lazer, a escola, a sociedade e a família. A pesquisa realizada indicou que o cão coterapeuta contribui ao estímulo comportamental desse autista ao orientá-lo no controle dos sentimentos característicos desse transtorno, além do companheirismo e da afetividade que incorporarão às atividades de aprendizagem rotineiras desse público. Desta forma foi identificado que é possível integrar de forma mais viável a criança com deficiência ao ambiente escolar, proporcionando também sua socialização aos outros grupos que irão interagir por meio da cultura, educação e lazer. Todos, no intuito de reduzir efeitos preconceituosos e excludentes que possam ser expostos cotidianamente.

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