Resumo
Página 24
Relato de experiência: O objetivo deste trabalho é apresentar como a participação nas aulas da disciplina Língua Portuguesa – Conteúdo e Método, ministrada pela docente Janiara de Lima Medeiros, no curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense – IEAR/UFF contribuíram para a construção de planos de aula de Língua Portuguesa para a Educação Infantil e Ensino Fundamental utilizando conhecimentos apreendidos acerca da neurociência como norteador metodológico, atendendo aos princípios da educação inclusiva, sob os conhecimentos teóricos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Informações necessárias para a elaboração de um plano de aula: Para a confecção deste plano de aula é necessário buscar dados gerais e específicos como: da infraestrutura da escola, da sala de aula, da classe, enfim, do contexto geral ao específico que contemplam desde nome da escola, ambiente em que localizada (rural ou urbano), quantidade de alunos por sexo, faixa etária, se com deficiências ou não e quais (se houver), se há mediadores ou monitores, se as crianças tem acesso a tecnologias e a internet em casa ou na escola, quais os espaços da escola podem ser desenvolvidas aulas fora da sala de aula, se a escola possui acessibilidade (em que locais e quais), qual método de sondagem para identificar os conhecimentos prévios dos alunos, data, dia da semana e hora da aula, ano escolar, tema da aula e sua finalidade, objetos do conhecimento, práticas da linguagem, habilidades da BNCC a serem desenvolvidas, materiais/recursos necessários, possíveis dificuldades que podem ser encontradas, a sequência didática da aula, as atividades propostas, forma de avaliação e referencial teórico, se for o caso. Compartilhamento de vivência: Esta experiência tornouse fundamental em razão do desejo de contribuir com os colegas que estão em processo de formação docente inicial ou continuada, a fim de ampliar o conhecimento acerca de planejamentos de aulas e de atividades que possam cumprir com as determinações das políticas públicas educacionais (neste caso com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC), numa perspectiva de da equidade, inclusão e educação democrática, cuja visão abrangeu conhecimentos neurocientíficos que nos permitiram compreender como que os estudos da área neurobiológica envolve conhecer e identificar diferenças entre o cérebro e a mente; entre Neurociência, Psicologia e Pedagogia e; desta forma, compreendermos como a neurociência contribui com o processo de aprendizagem. Acreditamos que esta abordagem pioneira apresentada pela docente Janiara de Lima Medeiros16 é uma oportunidade para revisão do currículo de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF, a fim de inserir este conteúdo à formação dos educadores. Esta prática trouxe grande contribuição à nossa trajetória enquanto educadoras em formação que reconhecem ser “A função da escola é de oportunizar a formação humana primordialmente para a vida (…) (Medeiros, 2019, p. 58)”. Desta forma, além do conteúdo disponibilizado na disciplina, outros questionamentos, polêmicas, leituras e reflexões provocaram um rico conhecimento que ampliou nosso olhar para a nossa função educativa e, para tanto, a nossa formação para melhor desempenhar a docência. O plano de aula a seguir está em desenvolvimento pois visa ter maior abrangência de informações a partir de estudos teóricos e práticas nas salas de aula.