Descrição:
Este projeto tem como objetivo estudar a produção curricular municipal a partir de Angra dos Reis, tendo em vista o contexto da prática no qual se interpreta e se busca traduzir a política. Visa dinamizar o estudo na área, considerando expectativas de mudanças geradas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), traçadas com o pressuposto de se garantir em escala nacional, qualidade da educação e direitos de aprendizagem. Quais são as articulações municipais que impulsionam a leitura da Base? O que mobiliza tal rede política? Como a comunidade escolar atua? Quais sentidos de currículo têm sido produzidos no processo? De que forma respondem à diferença? O estudo se justifica por levar em apreço tanto os debates que já vinham se desenhando a respeito das arbitrariedades em se instituir a política centralizadora quanto a enorme tensão posta às escolas, bem como a todo processo educacional, pela pandemia provocada pelo Covid-19. Ademais, trata-se de uma árdua tarefa compreender o curso da heterogeneidade local nas políticas educacionais. Assim, o estudo é relevante para a educação, para o pensamento curricular, para a unidade institucional e para toda a comunidade escolar. A metodologia de análise está ancorada na sociologia de políticas de Stephen Ball, bem como nas contribuições da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantau Mouffe. O referencial teórico parte do pós-colonialismo e de estudos curriculares, como trabalhos de Elizabeth Macedo e Alice Casimiro Lopes, assumindo compromisso de abertura de sentidos com a alteridade, o que inclui pensar a autonomia docente no processo democrático de desenho curricular.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: William de Goes Ribeiro – Coordenador / Simony Valim da Rocha – Integrante / Sandra Regina Cardoso de Brito – Integrante / Eliana de Oliveira Teixeira – Integrante.