CURRÍCULO E DISPUTAS: políticas em torno da formação docente

Resumo:

Este texto tem o objetivo de explicitar uma proposta de debate e de análise de processos políticos que envolvem disputas em torno do currículo, bem como da formação docente no contexto de políticas recentes arroladas com a BNCC. Procuramos expor questões e apresentar elementos para pensar os discursos neoliberais sob dois quadros teóricos distintos, crítico e pós-estruturalista, respeitando nossas formações acadêmicas, estudos e trabalhos de pesquisa. Cônscios dos desafios, chegamos a alguns acordos que resultaram nesta elaboração escrita e que também estiveram presentes em um diálogo respeitoso de nossa apresentação no evento. A despeito da diferença, observamos em comum a oposição crítica às políticas neoliberais, as quais incidem sobre a educação uma força propulsora de discursos que estão travestidos da ideia de qualidade e de direitos, mas que, conforme nossos argumentos, acirram tanto a desigualdade social, como não contribuem para aprofundar processos sobre a diversidade cultural, alteridade e diferença.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email